Seguro para Bicicletas: Perguntas e Respostas

Seguro para Bicicletas e Bikers1- A QUEM SE DESTINA ESTE SEGURO?
A todos os praticantes de cicloturismo, entendendo-se como tal todas as pessoas que utilizam a bicicleta para actividades de lazer. Não há obrigatoriedade de pertencer a qualquer federação ou outra associação.

2- O QUE PROTEGE ESTE SEGURO?
Para além da componente de Acidentes Pessoais, o seguro garante o pagamento de indemnizações a terceiros em consequência danos materiais e/ou pessoais causados involuntariamente. Acresce ainda o pagamento dos danos / roubo causados durante o transporte na bicicleta identificada na proposta do seguro.

3- O SEGURO COBRE PROVAS DE BTT?
O seguro não cobre qualquer competição. As organizações das provas são obrigadas a contratar seguro para os participantes.

4- O SEGURO COBRE PASSEIOS DE BTT?
O seguro cobre as actividades de cicloturismo relacionadas com o lazer, em que se incluem os passeios de BTT.

5- PODEM-SE INCLUIR VÁRIAS BICICLETAS NA MESMA APÓLICE?
Não. A cobertura de Transporte de cada apólice é válida para apenas uma bicicleta, a qual terá de vir identificada na proposta de seguro.

6- EM QUE SITUAÇÕES ESTÁ A BICICLETA SEGURA?
Quando transportada, devidamente acondicionada, e ocorra um acidente de viação com origem em choque, colisão ou capotamento do veículo transportador. Quando transportada, devidamente acondicionada, e ocorra um assalto ao veículo transportador.

7- QUANDO JÁ NÃO TEM A FACTURA DE COMPRA, COMO SE PODE COMPROVAR O VALOR DA BICICLETA?
Será sempre necessário apresentar um comprovativo do valor da bicicleta. Não existindo factura poderá ser pedido um documento a uma casa da especialidade em que seja referido o valor actual da bicicleta.

8- DEPOIS DE 1 OU MAIS ANOS, QUANTO VALE A MINHA BICICLETA?
Caso não tenham sido feitas melhorias na bicicleta, e se o seu estado de conservação fôr o de uma utilização normal, considera-se cerca de 50% do seu valor. Poderá, no entanto, pedir uma avaliação a uma casa da especialidade em que seja referido o valor actual da bicicleta.

9- É POSSÍVEL SEGURAR BICICLETAS PARA CAPITAIS ACIMA DE 3.000€?
Por regra não. No entanto, caso tal se considere essencial, irá implicar alteração do prémio da cobertura de “Transporte”, passando o mesmo a ser de 60€ / ano.

10 – QUAL A FORMA MAIS SIMPLES DE SUBSCREVER ESTE SEGURO?
No website da Seguramente.pt >>>