O seguro de vida para crédito

A cobertura do seguro de vida para crédito, habitação ou pessoal, é segurança que se destina a satisfazer a obrigação do mutuário (banco) para o caso de o mutuário (cliente) ficar inválido e incapacitado de trabalhar ou obter rendimentos, ou mesmo morrer. O capital de um seguro de vida de crédito pode diminuir ao longo do tempo, consoante vamos amortizando todos os meses o nosso crédito, o que mesmo assim não é suficiente para que o prémio mensal do seguro vá baixando, isto porque o factor idade é preponderante sobre o factor capital em dívida. Todavia, a cerca de 2/3 do final do contrato, o prémio mensal que paga pelo seu seguro começa realmente a diminuir até final.

A cobertura do seguro de vida de crédito é comummente vendida pelos bancos sempre que é concedido um crédito habitação, pessoal ou de consumo (carro ou férias por exemplo).

Se o crédito tiver dois titulares, isto é se o empréstimo para a casa é pedido por um casal, o seguro de vida crédito vai protegê-los a ambos, e garantirá o pagamento/liquidação da dívida se ocorrer a invalidez ou morte de um deles, ou de ambos.

Além do banco, que num destes casos recebe o pagamento da dívida na totalidade, podemos dizer que os herdeiros das pessoas seguras também beneficiam deste seguro, porque entra na sua esfera patrimonial de sucessão um imóvel totalmente pago, que ainda não o estava até ao momento. Na impossibilidade de os pais deixarem outro património ou seguros, receber um imóvel livre de encargos pode ser uma grande ajuda para os filos de um casal, ou de um dos pais que faleceu. No caso da invalidez de um dos titulares, será mesmo ele a beneficiar deste seguro, porque não podendo já trabalhar e obter rendimentos, fica com a sua habitação garantida, o que é sem dúvida uma grande ajuda para a sua nova etapa de vida que começa com uma invalidez.

Os seguros de vida para crédito habitação têm um prémio mais vantajoso que os seguros de vida normais e têm tabelas de triagem médica também mais vantajosas.

Quanto mais velho se é, mais caro é o seguro, o que é normal, porque o prémio reflecte o risco.

Existem vários tipos de cobertura além da Morte mas as mais importantes são os dois tipo de invalidez, a Invalidez Absoluta e Definitiva, que basicamente só é accionada quando a pessoa atingida não consegue realizar sozinha os actos básicos de vida (alimentar-se, movimentar-se, etc), e a Invalidez Total e Permanente, que é mais abrangente e que considera a vertente profissional, ou seja, se a pessoa não conseguir desempenhar a sua profissão, ou semelhante, e tiver uma determinada percentagem e invalidez física, a seguradora liquida a dívida ao banco.

Faça uma simulação para o seu caso e veja quanto pode pagar ao fazer o seguro fora do banco, e aproveite para simular igualmente o seguro multirriscos.

Simule em várias seguradoras ao mesmo tempo >>>