5 Principais Coisas a ter em conta no Seguro de Vida para Crédito Habitação

#1 – O Spread e os Seguros de Vida

Se for fazer um crédito habitação novo (ou outro tipo de crédito) deve preocupar-se a fazer o melhor seguro de vida. Existem vários seguros de vida em Portugal, deverá para isso escolher um profissional (mediador ou agende de seguros) que lhe faça uma simulação deste tipo de seguro, de preferência um broker online que tenha um simulador de seguro de vida que englobe várias seguradoras num único pedido de simulação.

Seguro de Vida em Portugal
Seguros de Vida em Portugal

 

Se já tem um crédito habitação e o respectivo seguro de vida crédito habitação, deve primeiramente consultar o seu gestor de conta e saber se a eventual transferência a do seguro para uma seguradora tradicional, em vez da seguradora indicada pelo banco, trará algum tipo de agravamento no seu spread. Ao invés, pode consultar esta informação na sua escritura, no grupo final de folhas, normalmente quatro, chamadas “Documento Complementar à Escritura”. Aí estará mencionada qualquer bonificação comercial do seu spread. Se nada constar, pode avançar com o processo de transferência e começar já a poupar em relação ao que paga actualmente.

Desde 2008/2009 que os bancos ficaram impedidos por lei de limitar a escolha dos clientes no que toca a seguros, bem como de cobrar taxas por reanálise de processos, deixamos-lhe abaixo as normas que foram publicadas e que o protegem caso queira alterar o seu seguro para um mais económico e que muitas vezes tem melhores coberturas:
Seguros de vida crédito habitação novos:
DL 222/ 2009 Art. 4º nº 3 – O Cliente pode optar pela contratação de seguro de vida junto da empresa de seguros da sua preferência, desde que respeite os requisitos mínimos exigidos pelo banco.

Transferência de seguros de vida crédito habitação:
DL 72/ 2008 Art. 97 – O Segurado tem o direito de substituir o seguro de vida, desde que respeite as condições mínimas exigidas.
DL 171/ 2008 Art. 2º e 3º – O spread não pode ser agravado. O spread só pode ser alterado se o contrato inicial tiver bonifi­cação associada à subscrição do seguro de vida junto de determinada seguradora ou por vendas associadas facultativas.
Carta Circular nº 61/ 2008/DSB – O banco está legalmente impedido de cobrar comissões pela análise ou renegociação do contrato de crédito (que inclui alterações de seguro).