5 Principais Coisas a ter em conta no Seguro Multirriscos Habitação

#1 – O Capital seguro correcto num Seguro Multirriscos

Uma das questões principais num seguro multirriscos é a definição do capital seguro para o imóvel, as chamadas “paredes”.
Para segurar um imóvel que não esteja hipotecado, ou seja sem empréstimo/crédito bancário, o valor a segurar resulta da multiplicação da área bruta privativa do imóvel pelo preço de construção por m2 da zona em foi construído. Estes valores são publicados em portaria.
Assim, uma casa com 100 m2 de área bruta privativa (valor que pode consultar na caderneta predial, que pode obter no site das finanças dentro da sua conta pessoal) tem um valor de reconstrução de 80.106 €
Se um imóvel tiver sido construído com materiais de gamas acima da média, o valor do m2 pode ser majorado mas deve ser encontrado um critério em conjunto com a seguradora.

 

O seguro de Multiriscos Habitação cobre as paredes do seu imóvel, o seu recheio, ou ambos
O seguro de Multiriscos Habitação cobre as paredes do seu imóvel, o seu recheio, ou ambos

Para segurar um imóvel adquirido com recurso ao crédito a questão complica-se um pouco, porque na maioria da vezes e erradamente os bancos exigem valores seguros de acordo com a avaliação que fizeram da casa, e esta muitas vezes inclui critérios comerciais como a localização, a vista, a proximidade de transportes, etc, que não são seguráveis. Outras vezes, os bancos exigem simplesmente, e de novo erradamente, que o seguro seja feito pelo valor em dívida, tal como se faz nos seguros de vida crédito habitação.

Para ultrapassar eventuais impasses motivados por este tipo de diferenças, existem seguradoras que permitem segurar já pelo valor em dívida, quando este é superior ao valor de reconstrução do imóvel, e em caso de sinistro assumem essa diferença.

No cálculo que lhe mostrámos acima deve englobar outras áreas que constem na caderneta predial que façam parte da sua fracção, como arrecadações, garagens ou anexos, desde que a sua construção não seja manifestamente diferente da habitação.

Faça uma simulação de seguro multirriscos e compare entre várias propostas, com o conselho de um consultor especializado
Protected by Copyscape