Seguro Casa Multiriscos e o Inverno: o que está e o que não está coberto

Seguro Casa Multirriscos e o Inverno

A manutenção de um imóvel e o imprevisível

Qualquer seguro casa tem como principal função garantir uma indemnização em caso de imprevisto, e normalmente esses imprevistos estão identificados por coberturas.
Quando chega o Invernoocorrências que nos podem parecer como imprevistos que podem estar cobertos por um seguro mas que na realidade fazem parte dos cuidados de manutenção de um imóvel que recaem sobre o seu proprietário.

O que está coberto no Seguro Casa Multirriscos Habitação?

  1. Tempestades: podem ocorrer pela acção de ventos fortes, normalmente superiores a 90 km/h, e que causam danos no imóvel que permitirão a entrada de água por queda de chuva, neve ou granizo acima do normal e cujo índice pluviométrico é facilmente comprovado pelas estações meteorológicas.
  2. Inundações: danos em consequência de tromba de água ou chuvas torrenciais, e transbordo de cursos de água.
  3. Danos por Água: neste caso estão cobertos os entupimentos e transbordos da rede interna e de distribuição de água e esgotos, bem como pluviais.
  4. Queda de Granizo e Neve: cobre os danos que resultem da queda do granizo e do peso da acumulação de neve.
  5. Choque ou Impacto de Objectos: se um fenómeno súbito e imprevisto provocar o arremesso de objectos sólidos contra o imóvel eles estarão cobertos. Inclui-se normalmente nesta cobertura a queda acidental de árvores sobre o imóvel.
  6. Aluimentos de Terras: danos em consequência de aluimento, deslizamento, derrocada de terras, e que normalmente estão associadas ao Inverno e ao aumento da chuva.
  7. Quebra ou Queda de Antenas: cobre os danos que o imóvel sofra em consequência da quebra ou queda de antenas, o que pode ocorrer especialmente no Inverno devido ao aumento da força do vento.

    Exclusões: claro que as coberturas mencionadas acima têm algumas situações excluídas, pelo que se recomenda a sua leitura.
Seguro Casa
Aproveite por sermos agentes de todas as seguradoras e podermos dizer-lhe qual o melhor seguro casa multiriscos para si:

O que não está coberto no Seguro Casa Multirriscos Habitação?

  1. Inundações ou infiltrações provenientes de entupimentos em caleiras: é necessário fazer manutenção às caleiras, sobretudo antes das chuvas, se ocorrer um sinistro que se verifique ter tido esta causa, não estará coberto no seguro multiriscos.
  2. Infiltrações em telhados por problemas em telhas: se um vendaval arrancar ou mover telhas, e em consequência disso entrar água pelo telhado, o evento estará coberto, mas se as telhas estiverem partidas, rachadas, ou fora do lugar sem ter ocorrido uma tempestade suficiente forte, não vai estar coberto.
  3. Infiltrações por paredes exteriores: nunca estão cobertas as infiltrações através de paredes, tectos, humidade ou condensação. Uma parede que permite uma infiltração deste tipo é uma parede que precisa de manutenção do proprietário: isolamento e pintura.
  4. Infiltrações por janelas ou marquises: nunca estão cobertas as infiltrações provocadas por entrada de água por telhados, portas, janelas, claraboias, terraços e marquises. Como no caso acima, se isto acontece, será por falta de manutenção.
  5. Infiltrações em garagens vindas de logradouros, vulgo páteos: se um prédio tem um páteo normalmente terá garagens por baixo. É fundamental que o piso do páteo seja vigiado e mantido, pois se em consequência de isolamento deficiente ocorrem infiltrações, estas não estarão garantidas pelo seguro multirriscos.