SEGURO MULTIRISCOS, MULTIRRISCOS OU MULTI-RISCO HABITAÇÃO EM PORTUGAL

A forma correcta de escrever é seguro multirisco, e não multirriscos nem multi-riscos.
O seguro multiriscos é basicamente um seguro casa, protege um imóvel ou o seu recheio, ou ambos, e tem o nome porque é o seguro que tem maior número de coberturas.
Existem muitos clientes de seguros em Portugal que estão a verificar que quando contratam o seu crédito habitação aderiram a seguros com pouca possibilidade de personalização de coberturas e a que faltam coberturas, têm coberturas e capitais desadequados, e em muitos casos têm franquias (em muitos casos do tipo percentual, uma enorme desvantagem para o titular do seguro multiriscos.

O que cobre um seguro multirriscos?
Normalmente tem um leque de coberturas base e que são as coberturas críticas para o imóvel, aquelas que podem provocar a sua destruição ou perda total, ou ainda aquelas que afectam grandemente o proprietário do imóvel e titular do seguro para casas: Incêndio, Raio ou Explosão; Tempestades; Inundações; Aluimento de Terras; Danos por Água; Furto ou Roubo; Responsabilidade Civil do Proprietário ou Inquilino/Ocupante; Riscos Eléctricos; Privação Temporária do Uso do Local de Risco; Fenómenos Sísmicos

Segurop Multirriscos Habitação

Se tem um crédito habitação deve ter um seguro de vida para crédito habitação e um seguro multirriscos habitação. Se ainda não transferiu o seu seguro multi-riscos, lembre-se de dois requisitos que deve observar antes de transferir seguro da sua casa: o seu banco deve ser beneficiário irrevogável, ou seja, em caso de sinistro a seguradora vai liquidar a sua dívida ou pelo menos parte dela, uma vez que o valor de reconstrução de um imóvel normalmente é inferior ao valor da dívida do crédito habitação. Assim, o banco fica com direitos ressalvados em caso de sinistro. Se sobrar capital seguro depois do banco ser ressarcido do valor a que tem direito, essa parcela sim, será para si.

O outro requisito prende-se com a cobertura de Fenómenos Sísmicos: é garantido que o banco vai exigir que o seu seguro multiriscos tenha essa cobertura, porque na ocorrência de um sismo o banco não vai querer arriscar que fique sem casa e não a consiga pagar por já não a ter. Assim, por cerca de mais 40% do prémio total do seguro casa deve subscrever esta cobertura e ficam todos descansados.

Os valores para este seguro variam bastante pelo que é aconselhável começar por fazer uma simulação de seguro multiriscos num site que tenha simulador de seguro multirriscos, como por exemplo o da SEGURAMENTE.PT
Se tiver mais uns minutos, aproveite para simular o seu seguro de vida ou seguros de vida se tiver mais do que um, e muitos outros dado que tem vários simuladores de seguros.